Páginas

REAJUSTE GARANTIDO PARA 937 MIL SERVIDORES. E OS MILICOS?

Reajustes para 937 mil
Livres da ameaça de cortes, esses funcionários federais já garantiram aumento em 2012

ALESSANDRA HORTO
A presidenta Dilma Rousseff garantiu na sexta-feira que não vai alterar o projeto de lei enviado ao Congresso, em agosto, que contempla 937 mil servidores do Executivo Federal com reajustes de até 31%. A crise no mercado europeu provocou reflexos na economia em diversos países e, com isso, havia a possibilidade de o Planalto recuar e preservar os gastos com pessoal para evitar o aumento da despesa no Orçamento da União em 2012.
Os reajustes foram classificados como “esforço” pela equipe econômica. Já os representantes das categorias defendem que os aumentos deveriam ter sido feitos sobre o vencimento básico. O problema é que para algumas foi concedido reajuste somente no valor do ponto utilizado como cálculo para gratificações por desempenho. Para completar, mais categorias ainda tentam integrar o grupo que terá vencimentos corrigidos, entre elas pessoal do Judiciário e militares das Forças Armadas. O prazo final é março de 2012. Até lá, o Ministério do Planejamento vai continuar recebendo as lideranças. Contudo, a Casa Civil já alertou que qualquer pedido exorbitante será vetado.
Clique aqui e confira como ficarão os novos salários.
O Dia Onlinenoticiariomilitar.blogspot.com

MANUAIS DE EMPREGO DO ARMAMENTO DO EXÉRCITO ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET

Manuais de guerra
Página do Exército na internet ensina como utilizar bazucas, fuzis, minas terrestres e até a montar armadilhas com granadas

Claudio Dantas Sequeira

chamada.jpg
INSTRUÇÕES
Quem acessa site do Exército pode aprender a manusear lança-rojão encontrado na Rocinha
Na ocupação da Rocinha no início de novembro, a polícia encontrou em poder dos traficantes um lança-rojão AT-4, modelo de bazuca de uso restrito das Forças Armadas. Não foi a primeira vez que uma arma de guerra caiu nas mãos do crime organizado. Surpresa é descobrir que os criminosos podem aprender a manusear um equipamento destes com ajuda do próprio Exército. Estão disponíveis no site oficial das Forças Armadas, especificamente na página do Departamento de Ensino, manuais de operação do AT-4, do fuzil FAL 7.62 e outras armas portáteis. Também há instruções para uso de minas terrestres e montagem de armadilhas com granadas. Não se trata de manuais de fabricantes, mas documentos produzidos e avalizados pelo Estado Maior do Exército. Essa informação estratégica, que deveria estar guardada a sete chaves, pode ser acessada por cidadãos comuns a partir de alguns cliques no mouse. “Isso é um risco à segurança nacional”, avalia o coronel reformado Milton Corrêa da Costa, da Polícia Militar do Rio. “Já basta a legião de conscritos que são devolvidos às ruas com um mínimo de habilidade com equipamentos bélicos. Agora os narcoterroristas podem beber direto da fonte. É um absurdo”, critica.
Os manuais do Exército podem ser acessados de duas maneiras. Em sites de busca, basta colocar uma palavra-chave para acessar o link diretamente. Outra opção é entrar no site do Departamento de Ensino e preencher um cadastro, que não precisa ter informações verdadeiras. E engana-se quem pensa que se trata de informação técnica de difícil leitura. São manuais de campanha, que ensinam, por exemplo, técnicas de tiro noturno, tiros em alvos móveis, em operações ofensivas e defensivas, tanto em área urbana como na selva. No manual da bazuca, há todos os dados e recomendações de manuseio, além de desenhos e esquemas ensinando como disparar e em que circunstâncias é necessário ajustar a alça de mira. O manual de minas e armadilhas traz instruções sobre uso em todo tipo de operação, inclusive ofensivas, e dá dicas de lançadores e o preparo de campos de guerra.
Embora pareçam evidentes os riscos que o Exército corre ao disponibilizar manuais bélicos, o entendimento sobre a classificação desses documentos não é consensual. O coronel reformado Geraldo Cavagnari, pesquisador da Unicamp, não vê problemas e acha difícil controlar a divulgação. “Os traficantes não têm condições de ler um manual desses”, afirma. Corrêa da Costa discorda. “As autoridades brasileiras são muito inocentes na área de segurança nacional. Estamos a um passo de permitir a criação de uma milícia paramilitar”, adverte.
img.jpg

Isto É/ noticiariomilitar.blogspot.com

CABO DO EXÉRCITO MORRE EM ACIDENTE DE MOTO EM MG

Militar morre após bater de frente com poste

Vinícius Lemos
O militar perdeu o controle durante um curva e bateu no poste
Um militar morreu, na tarde desta sexta-feira (16), depois de bater a moto em um poste no bairro Tubalina, zona sul de Uberlândia. Thailos Camin Galvão, 20 anos, perdeu o controle do veículo quando fazia a curva na rua Coronel Tobias Junqueira e colidiu de frente com o poste.
Ele perdeu massa encefálica na colisão e chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu ao dar entrada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Não se sabe qual era velocidade da moto no momento do acidente. Thailos Camin era cabo do Exército Militar e servia no 36º -Batalhão em Uberlândia.

ESPCEx FORMA ÚLTIMA TURMA NO ENSINO MÉDIO


EPTV

Essa foi a última formatura de graduação no tradicional Ensino Médio. A partir de 2012, a EsPCEx deixará de ser preparatória (de colegial), e passará a oferecer o primeiro ano da faculdade militar. Assim, a duração do curso superior passará de quatro para cinco anos. 

REAJUSTE DOS SOLDOS: 'MELHOR FAZER DO QUE FALAR', DIZ AMORIM

MARCO AURÉLIO REIS
“Quanto ao reajuste é melhor fazer do que falar”. A frase vem sendo repetida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que a todo o momento é abordado sobre o esperado reajuste dos vencimentos das Forças Armadas. Silenciosamente ele tem articulado nos bastidores a inclusão do reajuste no Orçamento da União para o ano que vem, cuja votação ficou para semana do Natal.
Se a investida nos bastidores for bem sucedida, na próxima segunda-feira, na apresentação do parecer final do deputado relator do orçamento, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o reajuste dos soldos estará sinalizado, mesmo que condicionado a desempenho das receitas.
Capitão da reserva do Exército, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) também tomou conhecimento dos planos do governo de prever revisão trienal dos soldos das Forças Armadas, revelados pela Coluna há três semanas. Ele pessoalmente também abordou o ministro Amorim para perguntar sobre o esperado aumento. Também não obteve resposta clara.
Bolsonaro aposta, porém, que o governo deixará para conceder o aumento só em 2013, reservando verbas em 2012 para projetos sociais e ações de maior impacto nas urnas que o aumento dos soldos. Oficial superior revela, no entanto, que a definição sobre o reajuste no ano que vem ainda está em aberto. “Só saberemos na terça-feira”, informou.

Enquanto isso, o salário dos militares, ó.....

Trem da alegria na estação Câmara


 Roberto Macedo
economista (UFMG, USP e Harvard), consultor econômico e de Ensino Superior, é professor associado à Faap
 Esta época do ano às vezes marca a passagem de trens da alegria pelo Poder Legislativo, seja federal, estadual ou municipal, num movimento tão rápido quanto custoso para o contribuinte. Seus maquinistas aproveitam a proximidade do período de festas para passá-los em estações legislativas, em benefício próprio ou de seus alegres passageiros. Na passagem são atropelados o interesse público e o contribuinte, que arca com uma carga tributária pesadíssima no seu custo, mas bem menor nos seus benefícios.
A opinião pública torna-se menos atenta nesse período. Mesmo quando alguém apita ao premeditar ou perceber o desastre, depois dele há o recesso das festas e o dos parlamentares. Os interessados contam com ambos para o esquecimento do assunto.
Na segunda-feira, por exemplo, os vereadores de Campinas aprovaram um aumento de 126% (!) dos seus salários, que passarão a R$ 15.031,76. Examinarei outro trem muito mais pesado, que ameaça passar pela Câmara dos Deputados - e é dose para baleia.
No final de 2010 veio um dos historicamente mais alegres para quem pôde gritar "tô dentro!", como o deputado Tiririca. Foi então aprovado um absurdo aumento de 61,83%(!) da parcela que deputados e senadores se atribuem como "salário", embora muitos sejam empresários e profissionais liberais e continuem exercendo atividades como tal. A parcela passou a R$ 26.723,13, sob o pretexto de uma injustificável equiparação com ganhos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, os quais têm regime de trabalho muito mais exigente em termos de qualificações, de carreira e de dedicação do seu tempo, ganhos esses que em tese deveriam constituir o teto do salário do funcionalismo. Seria até aceitável que os presidentes das duas Casas do Congresso recebessem esse teto, porém, segundo seu organograma, na hora de receber, mas não na de trabalhar, ficam junto com seus pares em quadradinhos de uma mesma linha.
Neste ano o trem grandão é um mostrado por reportagem da Folha de S.Paulo (8/12) e guarda relação com o que passou em 2010. É uma composição de dois vagões, ambos muito festivos. Um leva reajuste para os funcionários efetivos da Casa, o qual, segundo o seu presidente, Marco Maia (PT-RS), é obrigatório, pois há dispositivo legal que vincula a remuneração dos servidores aos "salários" dos deputados, e ela ainda não teve o aumento relativo a 2010. Não vejo nenhuma lógica em tal vínculo, e ele também disse que o projeto deve acabar com essa vinculação. Mas por que foi criada é algo inexplicável, exceto pelo corporativismo dos funcionários que in loco pressionam os parlamentares. Mesmo se acabar, o dano é pesado e durará décadas.
No mesmo vagão há um puxadinho para acomodar um reajuste correspondente para os funcionários que "trabalham" nos gabinetes dos deputados, recrutados por estes, mas que, segundo o noticiário, às vezes são encontrados em outros locais e ocupações. Em tese são funcionários administrativos e assessores parlamentares, mas o foco do que fazem é garantir a reeleição de quem os contrata. Ou seja, um nada competitivo financiamento público de campanha, que privilegia quem já exerce o mandato relativamente a candidatos sem esse status. Fala-se também de um pagamento retroativo correspondente para todos os funcionários citados.
No outro vagão, prevê-se a criação de 60 a 70 cargos temporários para o PSD, a nova legenda que passou a integrar a extravagante constelação partidária nacional. Ué, mas se foi criado com a mudança de outros parlamentares, por que não usar os funcionários que eles têm? Segundo a mesma notícia, os novos seriam provisórios, "alguns" dos quais compensados com perda de cargos em outros partidos.
Quanto tudo isso custará para você, caro leitor? Estima-se que os dois vagões custarão R$ 386 milhões por ano, sem contar o pagamento retroativo, estimado em mais R$ 200 milhões. E qual o benefício para você? Nenhum. Sonhando com o uso alternativo desse gasto anual, sei, por exemplo, que daria para construir uma rede metroviária numa das muitas cidades carentes delas no Brasil, de uns 10 km, num espaço de dez anos.
Num livro recente, cujo título traduzi como Civilização: o Ocidente e os Outros, o famoso historiador inglês Niall Ferguson argumenta que o progresso da civilização ocidental nos últimos cinco séculos veio porque ela adotou seis poderosos "aplicativos" que não existiam nas demais regiões e em seus povos, os outros: a competição, a ciência, a regra da lei, o consumismo, a medicina moderna e a ética do trabalho. Agora, contudo, essa predominância se fragilizou, pois vários países não ocidentais têm esses "aplicativos". O Ocidente, por sua vez, perdeu a fé em si mesmo, passa por crises e não consegue reagir.
Aqui em baixo do Ocidente, esses trens da alegria, além de contribuírem para que se perca a fé na classe política, ou até no País, também evidenciam por que ele está ficando para trás na corrida pelo desenvolvimento, na qual, sem ainda ter chegado à frente, já é ultrapassado por várias nações desse outro grupo. Tais trens abominam a competição ao premiarem sem mérito, ferem a ética do trabalho, porque a remuneração dada ultrapassa o que ele de fato vale, e usam a força da lei em proveito próprio ou de grupos de pressão e de protegidos.
Entrevistado pela referida reportagem, o mesmo deputado "(...) brincou ao falar do "pacote de final de ano": "É Natal!" E completou: "Não vão colocar isso, hein?"" Para ele, temeroso da repercussão do que disse, foi um ato falho. Mas não falhou ao revelar o deboche com que os cidadãos são tratados por maquinistas de trens como esse.
Falta mesmo é indignação popular para descarrilá-lo e pôr seus condutores na linha de suas responsabilidades para com o povo que os elege.
Estadão

Geisel e Lula

Carlos Alberto Sardenberg

Não foi por acaso que parte da esquerda brasileira encantou-se com a política econômica do presidente Ernesto Geisel, na década de 70. O general, que trazia uma bronca dos americanos, tinha uma visão muito ao gosto da chamada ala desenvolvimentista da América Latina: o Estado comanda as atividades, investindo, financiando, subsidiando, autorizando (ou vetando) os negócios e a atuação de empresas. Mais ainda: com a força das estatais e seus bancos, o governo organiza companhias para atuar em determinadas áreas.
O presidente Geisel, claro, tinha mais poderes do que os governantes da democracia. Todos os setores importantes da economia estavam nas mãos de estatais, de modo que o controle era mais direto. Além disso, havia o AI-5. Quando o presidente dizia a um empresário ou banqueiro o que deveria fazer, a proposta, digamos assim, tinha uma força extra.
Mas Lula arranjou um modo de recuperar o modelo, no que foi apoiado e seguido por Dilma. Geisel, por exemplo, era o dono da Vale. Lula não era, mas pressionou a mineradora, impôs negócios e terminou substituindo o presidente da companhia. Geisel montou as famosas companhias da área petroquímica, tripartites, constituídas por uma empresa estrangeira, uma nacional privada e uma estatal, na base do um terço cada. Aliás, convém notar: não faltaram multinacionais interessadas. O capital não se move por ideologia, mas por... dinheiro. Devia ser um bom negócio entrar num país sem competição, com apoio de um governo local que não devia satisfações ao Legislativo, ao Judiciário ou à imprensa.
Do mesmo modo, as multinacionais do petróleo, hoje, vão topar (ou não) o novo modelo de exploração do pré-sal não por motivos políticos, mas pela possibilidade de ganhar (ou não) dinheiro.
Lula, no regime democrático, substituiu o AI-5 pela ampla base partidária, cooptada e/ou comprada com vantagens e cargos. Na economia, sobraram instrumentos poderosos, como os bancos públicos, especialmente o braço armado de empréstimos especiais do BNDES. Além disso, em um país de carga tributária tão elevada, qualquer redução dá uma vantagem enorme ao setor escolhido. O governo Lula-Dilma usa e abusa desse recurso.
Geisel ampliou a ação da Petrobras, levando-a à petroquímica, ao comércio externo e ao varejo dos postos de gasolina. O presidente Lula também mandou a Petrobras ampliar seus negócios e tratou de devolver à estatal parte do poder que perdera com a lei do petróleo de 1997, colocando-a como dominante no pré-sal.
Geisel tocou grandes obras, grandes projetos. Lula, idem. Não é coincidência que o petista tenha retomado usinas nucleares que constavam do Brasil Potência do general. Geisel tinha outra grande vantagem. Na época, não tinha licença ambiental, não tinha Ministério Público, nem sindicatos, nem juízes, nem ONGs para suspender obras.
Já Lula e Dilma passam o tempo todo tentando driblar esses "estorvos", mas vai tudo mais devagar. Inclusive porque a repartição do governo por critérios partidários retira eficiência da administração, abre espaço para a corrupção.
O governo Geisel deixou uma ampla coleção de cemitérios fiscais e empresariais. Sua presidência beneficiou-se da estabilidade promovida pelas reformas da dupla Bulhões/Roberto Campos, no governo Castello Branco, e de uma conjuntura mundial favorável. Enquanto o Brasil conseguiu financiamento externo, com os bancos internacionais passando para os países em desenvolvimento os petrodólares, a juros baratos, o modelo ficou de pé. Com a crise mundial dos anos 70, com inflação e recessão, consequência da alta dos preços do petróleo, de alimentos e, em seguida, do choque de juros, a fonte secou e o Brasil quebrou.
Resultaram estatais tão grandes quanto ineficientes. E empresas privadas que não resistiam à menor competição. Sem as tetas do governo, simplesmente sumiram, deixando empresários ricos e uma conta para o contribuinte.
Convém pensar nisso quando Lula e Dilma forçam os bancos públicos a ampliarem seus financiamentos. Quando levam a Petrobras e empresas privadas a investimentos provavelmente acima de suas capacidades. Ou quando o governo toca essas obras enormes, como a transposição do Rio São Francisco ou o trem-bala.
Como Geisel, Lula também herdou uma estabilidade construída pela administração anterior e se beneficiou de um ambiente internacional extremamente favorável.
O ambiente internacional está mais hostil. E já são visíveis alguns ossos de esqueletos: obras atrasadas e mais caras, investimentos ficando pelo caminho, indústrias locais protegidas (e ineficientes), gasto público elevado, desequilíbrios econômicos voltando, como a persistente inflação.
CARLOS ALBERTO SARDENBERG é jornalista.
O Globo

Presos 13 policiais acusados de venderem drogas e armas ao tráfico

Secretaria de Segurança descobre esquema de pagamento de propinas na PM
Athos Moura
Isabel de Araújo
Dezoito pessoas foram presas ontem, entre elas 11 policiais militares e dois civis, acusadas de revender ao tráfico drogas e armas apreendidas em operações em favelas do Rio, Niterói e municípios vizinhos. A Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança também descobriu um esquema de pagamento de propinas dentro da Polícia Militar. Oficiais eram subornados para liberar militares a participaram de operações clandestinas nos períodos de trabalho.
Batizada de “Operação Herdeiros”, a ação resultou de sete meses de investigação. Os agentes deveriam cumprir 19 mandados de prisão. Um traficante, porém, identificado como Jorge Luiz Bernardes Fraga, vulgo Neném ou Russo, está foragido. Ele atua no tráfico de drogas no Morro do Jacarezinho, em Benfica, principal comunidade abastecida pela quadrilha. Entre os policiais presos, quatro eram lotados no 12ª BPM (Niterói).
Os militares envolvidos contavam com informantes para negociar com traficantes e saber os locais onde eram escondidas as armas, drogas e dinheiro. O principal mediador da quadrilha é o ex-soldado do Exército Asdrubal Bacon Dias Marques Junior, o Juninho. A Secretaria de Segurança divulgou um trecho de uma escuta telefônica autorizada pela Justiça em que Juninho explica sua função na quadrilha. Ele utiliza o telefone do traficante Neném:
“Eu não trabalho, eu pego e boto o Neném pra vender. Eu só faço o contato do polícia com o bandido. Fico sempre a metade do lucro, sem eu fazer nada.”
Num outro trecho, traficantes reclamam que a pacificação das favelas acabou com a demanda de fuzis no Rio.
Pagamento de R$50 para subornar oficiais
O setor de inteligência da Secretaria de Segurança interceptou diálogos que mostram um esquema de propina paga a oficiais para liberação de agentes nos períodos de trabalho.
— As propinas para deixar o posto são mais rotineiras do que pensávamos. Os PMs subornavam os oficiais de dia, pagando geralmente “um galo” (R$50), além de uma quantia inferior ao responsável pela reserva de armamento, para poder deixar o posto portando a arma — explicou Fábio Galvão.
Galvão disse ainda que já foi aberta uma nova investigação para prender estes oficiais. O caso está sendo acompanhado pela Corregedoria da PM. O subsecretário não revelou o montante movimentado pela quadrilha, mas frisou que o grupo era “bastante acelerado” e realizava “de duas a três” operações por semana.”
O Globo

Alemão recebe hoje mais 600 paraquedistas

Vera Araújo
Mais 600 militares da Brigada Paraquedista do Exército chegam hoje ao Complexo do Alemão. Eles vão se juntar ao outros 600 paraquedistas que desde sexta-feira passada reforçam o patrulhamento nas favelas e que vão deixar o complexo amanhã. A unidade, que fez a ocupação inicial do Alemão em novembro do ano passado, voltou à comunidade para combater focos de resistência de traficantes.
A previsão é que os paraquedistas fiquem no Alemão por duas semanas. Os militares, que estão acampados no alto da Serra da Misericórdia, fazem revistas rigorosas em alguns pontos das favelas, que estão ocupadas por militares do Exército há um ano. A PM só deve iniciar a pacificação do Alemão em março.

STJ CONDENA UNIÃO A PAGAR R$100 MIL A PAIS DE SOLDADO DO EXÉRCITO MORTO POR AFOGAMENTO

União terá que pagar R$ 100 mil a pais de soldado morto afogado

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que condenou a União a pagar uma indenização de R$ 100 mil aos pais de um soldado morto enquanto prestava o serviço militar obrigatório. Ele se afogou no rio Ubirapuitã em 2005, no 12º Batalhão de Engenharia, em Alegrete, no Rio Grande do Sul.
Na primeira instância, o juiz havia entendido não haver nexo causal entre o serviço militar e a morte. Porém, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acatou recurso contra a decisão e determinou que a União pagasse os R$ 100 mil à família do soldado. O TRF4 entendeu que houve dupla omissão, de sinalização e fiscalização, ao permitir que um grupo de militares fosse ao rio em trajes de banho. Para o TRF4, o Exército assumiu a obrigação de zelar pela integridade física do soldado ao retirá-lo do grupo familiar e social no qual estava inserido.
O STJ confirmou a decisão do TRF4, inclusive o valor da indenização. Para os ministros do tribunal, o valor não é irrisório nem abusivo, não havendo, portanto, justificativa para alterá-lo.

CAÇA CAI LOGO APÓS DECOLAGEM. PILOTOS CONSEGUEM ESCAPAR

Caça cai logo após decolagem na Índia, mas pilotos escapam
Dupla conseguiu se ejetar a tempo.
Acidente ocorreu em Wadegaon, subúrbio da cidade de Pune.
Destroços de caça Sukhoi-30 MKI da Força Aérea da Índia que caiu nesta terça-feira (13) em Wadegaon, próximo a Wagholi, subúrbio da cidade de Pune. A queda ocorreu logo após a decolagem, da base aérea de Lohegaon. Os dois pilotos conseguiram se ejetar a tempo (Foto: AP)
G1

SETE PESSOAS TENTAM INVADIR QUARTEL DO EXÉRCITO EM MG

Jovens tentam invadir o batalhão do exército

Sete pessoas, sendo quatro mulheres e três homens tentaram invadir o 36º Batalhão de Infantaria Motorizada de Uberlândia (36º BIMTz) na madrugada de ontem (12).
Segundo consta no boletim de ocorrência, o soldado do exército contou à Polícia Militar, ele estava na guarita do batalhão que fica no cruzamento das avenidas Aspirante Mega e Imbaúbas, no bairro Chácaras Tubalina, zona oeste de Uberlândia, quando dois veículos estacionaram, um na avenida Aspirante Mega e o outro na Imbaúbas e depois um terceiro veículo também estacionou próximo aos demais carros.
De acordo com o soldado, ele disse às pessoas que estavam nos carros que era proibido estacionar no local, pois lá é uma área de segurança militar. Porém, os invasores disseram que o pneu de um dos carros havia furado. O soldado ainda informou à PM, que eles estavam alterados, apresentado estarem drogados e embriagados.
Depois, os sete jovens começaram a agredir verbalmente o soldado, dizendo que iriam atirar nele e pular o muro do exército. Com medo, o soldado disparou um tiro, mas os invasores disseram que não tinham medo e dois deles escalaram o alambrado de proteção do exército. Diante da situação, o soldado deu o segundo tiro no chão e se escondeu em uma casa de máquinas dento do 36º BIMTz.
Com isso, os invasores entraram nos carros e fugiram do local sentido bairro Planalto. A PM foi acionada após a fuga dos jovens, mas os mesmos não foram localizados.

BOLSONARO, AMORIM E O AUMENTO DOS MILITARES

O aumento da tropa
Ontem, Jair Bolsonaro encontrou Celso Amorim, o ministro da Defesa, no calçadão de Copacabana, no Rio.
Cobrou novamente o aumento dos salários da tropa.
E o ministro brincou: "Você tá me perseguindo, Bolsonaro?"
Ancelmo Góis

Comentário nosso: Ambos estiveram na formatura do Aspirantado no último sábado, onde dividiram o mesmo palanque.

COMANDANTE DO 2º BFRON É INVESTIGADO POR SUSPEITA DE FRAUDES EM LICITAÇÕES

Comando militar investiga desvios de dinheiro no Batalhão de Fronteira em MT
IPM investiga irregularidades no 2º Batalhjão de Fronteira, de Cáceres (MT), comandado pelo coronel Moraes Henrique
Sinézio Alcântara
O chefe do Comando Militar do Oeste (CMO), general João Francisco Ferreira, determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar possíveis irregularidades no comando do 2º Batalhão de Fronteira, o 2º BFron, com sede em Cáceres, em Mato Grosso. A decisão foi tomada após a constatação de indícios de irregularidades no comando da unidade militar. Há suspeita de desvio de dinheiro. Reservado, o militar de alta patente foi incisivo: disse que o IPM foi aberto para “apurar questões não tão bem conduzidas dentro do batalhão”.
O comando do 2º BFron está sendo investigado por suposta irregularidade em licitações públicas. Uma empresa, a Manamar, teria sido criada, em nome da esposa de um oficial para vencer concorrências no sentido de adquirir bens e serviços na corporação. A informação é de que Manamar oferecia desde material de limpeza até peças de reposição e serviços mecânicos em veículos. Constam várias irregularidades, em diversos setores da corporação. Contudo, não se sabe se existe ligação entre as supostas falcatruas.
Em um dos casos, uma empresa teria sido contratada para refazer vários motores de caminhões. Porém, embora o batalhão tenha pago pelo serviço, os recursos foram desviados. Uma vistoria constatou que os motores estavam com as juntas originais e nada tinha sido feito. Há ainda o caso das carteiras de habilitação. As informações são de que uma auto-escola teria sido contratada para ministrar curso para cabos e soldados adquirirem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao custo de R$ 700 por militar.
Porém, as informações são de que, um oficial recebia dos praças, mas, ao invés de dinheiro, repassava o valor em óleo diesel do batalhão para a auto-escola. De acordo com as informações, existem documentos que constam, o nome da auto-escola e até o posto de combustível para onde era levado o óleo diesel.
Um general da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª BIM) foi designado para presidir o IPM. Militares que não se identificam, confirmam que, há 15 dias, ele compareceu ao batalhão e recolheu vários documentos que podem levar ao esclarecimento do possível esquema. Revelam que, devido a rumores de ameaças, durante o tempo em que esteve na unidade, o oficial só deslocava entre as sessões sob escolta. A permanência dele no batalhão foi de menos de 24 horas. Chegou de manhã, recolheu os documentos e voltou a tarde.
General Ferreira explica que o responsável pelo IPM terá 60 dias para concluir as investigações. Disse que não irá fazer pré-julgamento, até porque, segundo ele, as investigações não foram concluídas para constatar se ouve ou não a prática da irregularidade. Adiantou, no entanto, que se forem comprovadas, serão tomadas as medidas disciplinares que o caso requer.
A ausência do coronel Moraes Henrique, comandante do batalhão, nas solenidades, durante a operação Ágata 3, segundo o general, foi em razão de ele estar comandando uma tropa na fronteira com a Bolívia. “Por ser conhecedor da área designei que ele ficasse em local onde os outros comandantes não tem tanto conhecimento”.

PMs DE RONDÔNIA ABANDONAM GREVE E SE APRESENTAM EM QUARTEL DO EXÉRCITO

PM de Rondônia começa a voltar a normalidade, diz governo
Ontem a Polícia Militar cumpriu um Mandado de Prisão expedido pela Justiça, contra o líder do movimento

Hoje, 12, cerca de 100 policiais militares apresentaram-se na 3ª Companhia do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (Exército), local onde, desde o início do movimento paredista está acontecendo à rendição das paradas diárias. Os policiais militares foram distribuídos no serviço de Radio Patrulhamento e Policiamento Ostensivo a pé no centro comercial e em alguns bairros da cidade de Porto Velho.
A Força Nacional permanece com todo o seu efetivo distribuído em várias cidades do Estado de Rondônia em atendimento a ocorrências policiais que são comunicadas ao Telefone 190 e o Exército Brasileiro com um grande contingente de militares, está realizando a ocupação de pontos sensíveis e estratégicos em diversas cidades do Estado, assegurando assim a Garantia da Lei e da Ordem.
Durante esta manhã, os Quartéis de Ouro Preto D’Oeste e de Ariquemes tiveram seus acessos liberados pelos manifestantes, dessa forma, foram retomadas as atividades normais de policiamento ostensivo motorizado e também no atendimento de ocorrências. Espera-se para o dia de hoje o retorno das atividades normais nos demais Quartéis do interior do Estado.
Ontem a Polícia Militar cumpriu um Mandado de Prisão expedido pela Justiça, contra o líder do movimento paredista e continua diligenciando para efetivar novas prisões de outros Policiais Militares que estão com prisão preventiva decretada pela Justiça.
Rondônia ao vivo

CAPITÃO DO EXÉRCITO E ESPOSA SÃO BALEADOS POR ASSALTANTES NO RJ

Baleado por bandidos, capitão reformado do Exército dirige até quartel dos bombeiros
Mulher do militar também foi baleada

Um capitão reformado do Exército e a mulher dele foram baleados durante uma tentativa de assalto próximo à estação de trem de Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Admardo Gonçalves Barreto Filho, de 61 anos, e Catarina Ribeiro Barreto foram abordados por três homens em um carro de cor verde. Ao perceber a ação dos bandidos, o militar fugiu e os criminosos fizeram vários disparos contra o veículo do casal.
Mesmo ferido Admardo foi dirigindo até o quartel do Corpo de Bombeiros de Nilópolis, município vizinho, onde ele a mulher receberam os primeiros socorros. Os dois foram levados para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense.
Segundo os bombeiros, as vítimas foram atingidas no braço e no ombro. Após o atendimento, o casal foi encaminhado para o HCE (Hospital Central do Exército), em Benfica, na zona norte do Rio.
O caso foi registrado na Delegacia de Mesquita (53ª DP).
R7

APÓS PRISÃO PRISÃO DE LÍDER DOS PMs EM GREVE, EXÉRCITO CERCA A CORREGEDORIA EM PORTO VELHO

A maior liderança da greve de militares em Rondônia, o soldado Jesuíno Silva Boabaid, presidente da ASSFAPOM, foi preso na noite deste domingo por homens da Força Nacional de Segurança e um tenente da PM que cumpriam mandado de prisão preventiva. Mesmo na presença dos homens da Força Nacional, Jesuino ainda disse que não iria para a prisão. A COE então foi chamada e ele acabou preso e algemado por resistência. Dezenas de policiais militares seguiram para a Central de Polícia e em seguida para as imediações do prédio da Corregedoria da PM. UM forte contingente de homens do Exército, homens da COE da Força Nacional cercaram as vias de acesso para evitar invasão, uma vez que de acordo com os demais dirigentes da ASSFAPOM, Jesuíno nada tem a ver com o atual movimento, coordenado por sua esposa, Ada Dantas. Mas um vídeo, em que promete se matar se homens do Exército cumprirem a Lei, desmente essa versão.

Metralhadora de 1917 é apreendida na Rocinha

Arma derruba até aeronave

Felipe Hanower

Maíra Rubim


Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreenderam uma metralhadora, três pistolas e munições, na noite de sábado, na Rocinha. As pistolas estavam embrulhadas em sacos plásticos, e a metralhadora foi encontrada dentro de um tonel. O material foi localizado durante uma operação de rotina, numa região conhecida como Roupa Suja.
Segundo os policiais, a metralhadora americana, uma Browning.30, é de 1917 e funciona com sistema de refrigeração à água. Ainda de acordo com a polícia, ela tem capacidade para derrubar aeronaves de pequeno porte e pode perfurar blindados. Para os policias, a arma, que ainda está funcionando, é possivelmente uma peça de colecionador.
O Globo

Revisão das IG 10-42

Brasilia – O Estado-Maior do Exército realizou a revisão das Instruções Gerais para a Correspondência, as Publicações e os Atos Administrativos no Âmbito do Exército (IG 10-42), com o objetivo de atualizá-las, alinhá-las com as publicações da Presidência da República, Ministério da Defesa e da Administração Pública em Geral, agilizar a tramitação e racionalizar o número de documentos oficiais.
Dentre as principais mudanças, está a divisão das Instruções Gerais em três partes distintas. A primeira trata da Correspondência e define o Ofício como único documento oficial externo do Exército. Cria o DIEx (Documento Interno do Exército), que atenderá às demandas da instituição e substituirá a parte, o memorando, o ofício interno, a mensagem direta, o encaminhamento, a restituição, a guia e o fax. Redefine a Memória como principal documento de apoio à decisão e cria o Formulário Padronizado, destinado a otimizar procedimentos operacionais e administrativos internamente nas organizações militares. A mensagem eletrônica será substituída pelo correio eletrônico, que inicialmente será apenas informativo, como resposta a mensagens e definição de rotinas de trabalho.
A segunda parte aborda as Publicações, com a adoção de um indicativo (o C 100-5 – Manual de Campanha de Operações – será alterado para EB 20-MC-10.005) que permita um melhor reconhecimento externo, padronizado para todo o Exército. Institui, também, um maior controle das publicações, definindo melhor a situação de cada uma, caso tenha sido revogada, atualizada ou se continua em vigor.
A última parte se refere aos Atos Administrativos. No geral, ela busca a conformidade com a parte que trata da correspondência e adota o NUD (Número Único do Documento), permitindo, assim, um maior controle da gestão documental da Força.
A revisão das IG 10-42 atinge cerca de 50% da documentação oficial do Exército. As mudanças preveem, ainda, a utilização do papel offset 100% reciclado e da Ecofonte, que é um estilo de fonte de texto capaz de economizar até 12% de tinta nas impressões, buscando, com essa medida, otimizar ainda mais a gestão administrativa. As mudanças entrarão em vigor em vigor a partir de janeiro de 2012.

AUMENTO DOS MILITARES: "ATÉ AGORA, ESSE GOVERNO FOI SÓ ENROLAÇÃO", DIZ LÍDER DAS ESPOSAS

ESPOSAS NA BRONCA
Ivone Luzardo, líder do movimento das esposas de militares, diz que, agora, só acredita em reajuste de soldos quando for pago. "Até agora, esse governo foi só enrolação", afirma, sublinhando que deu voto de confiança ao governo e ele não foi honrado.

CASA CIVIL "OCUPADA"
Ivone refere-se à audiência prometida às esposas no 7 de setembro. "A ministra (da Casa Civil, Gleisi Hoffmann) estava sempre muito ocupada", conta. "Promessa de audiência foi só para segurar ânimos".

DESCONFIANÇA
Oficial destaca que a desconfiança em relação ao reajuste dos soldos cresce todo o dia. "Vem por e-mails e de toda a parte", conta. "Enquanto isso, conheço gente contando os dias para ir para reserva, mas ainda acredito no aumento".

DEPUTADO CULPA MILITARES POR DÉFICIT NA PREVIDÊNCIA E QUER "DAR UM BASTA NO CORPORATIVISMO"

Silvio Costa quer incluir militares na previdência complementar dos servidores

O deputado Silvio Costa (PTB-PE) defendeu há pouco no Plenário da Câmara que a aposentadoria dos militares também seja regida pelo fundo de previdência complementar dos servidores federais. Ele disse que os militares ficaram de fora da proposta do Executivo (PL 1992/07) que cria o fundo, porque alguns consultores argumentaram que essa inclusão seria inconstitucional. “Hoje, a previdência dos servidores da União tem um deficit de R$ 51 bilhões – 40% desse valor são dos militares”, afirmou.
Costa participa de comissão geral sobre o tema. O parlamentar, que foi o relator da matéria na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, disse que atualmente há 1,1 milhão de servidores da União na ativa, mas 40% deles devem se aposentar nos próximos cinco anos. “Vamos dar um basta no corporativismo. Se aprovarmos esse projeto como está [sem incluir os militares], as contas da Previdência só ficarão equilibradas daqui há 20 anos”, declarou.

SEM DILMA, AMAN FORMA A TURMA DO BICENTENÁRIO

Aman encerra atividades em comemoração aos 200 anos com entrega de espadas
A Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) realizou na manhã de hoje, dia 10, a cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial da Turma Bicentenário da Academia Real Militar 1811. A formatura, que aconteceu no Pátio Tenente Moura, contou com a presença de mais de quatro mil pessoas e encerrou as atividades de comemoração dos 200 anos de criação da Academia Militar no Brasil. 
Ao todo 417 cadetes de várias regiões do país receberam a espada de Oficial do Exército Brasileiro, além de 12 formandos que são de nações amigas (seis da Angola, três da República Dominicana, um da Guiné-Bissau e dois do Paraguai).
Resende foi representada por sete cadetes nascidos no município: Rodrigo de Sousa Nogueira, Túlio Ribeiro de Almeida, Gabriel Espíndola Queiroz Pereira, Irã Spigarollo, Danilo Moreira Soares, Carlos Alberto da Silva Gomes e Sólon Ernesto José Vieira da Silva de Almeida.
Participaram da cerimônia o Ministro de Estado da Defesa, o embaixador Celso Amorim; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar, Juniti Saito; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, General-de-Exército José Carlos De Nardi; o Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri; o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército General-de-Exército Rui Monarca da Silveira; o comandante da Aman, General-de-Brigada Júlio César de Arruda; o representante da Câmara de Deputados Deputado Federal Jair Bolsonaro; o prefeito de Resende José Rechuan Júnior (PP); o presidente da Câmara Municipal de Resende Luiz Carlos Alencar Besouchet (PP); dentre outras autoridades civis e militares.
Em seu pronunciamento o comandante da Aman, General Arruda, ressaltou a importância da criação da Academia Real Militar e aconselhou os aspirantes a não perderem de vista seu compromisso com a soberania plena do país.
- Jovens aspirantes a oficial, meditem sobre a importância da criação da Academia Real Militar e sobre a evolução da formação do oficial de carreira ao longo do tempo em todas as escolas que a sucederam. Lembrem-se sempre da missão constitucional do Exército, assegurem a soberania plena do Brasil - disse Arruda.
Em seguida, o aspirante a oficial de Artilharia, Leandro Martins Parra, primeiro lugar geral da Turma Bicentenário da Academia Real Militar, recebeu a espada de oficial das mãos do Ministro de Estado da Defesa, Celso Amorim.
Finalizando a solenidade Amorim discursou e falou sobre a importância da paz para defesa do país e de como as capacidades técnicas e intelectuais precisam estar de acordo com os desafios contemporâneos.
- O preparo para defesa é essencial para paz, e não é a toa que o patrono do Exército é conhecido também como Pacificador, ele foi o homem que logrou vitórias nas lutas da tríplice aliança, ele foi também o político hábil que soube trazer a paz a muitas das então províncias brasileiras; garantindo dessa maneira, não só pela sua coragem, mas também por sua habilidade, por sua tolerância, a integridade do nosso país - disse o Ministro vislumbrando desafios tecnológicos para os formandos.
- Os senhores vão enfrentar, espero, que apenas em exercícios pacíficos, mas vão enfrentar os desafios da guerra eletrônica, da guerra cibernética, ao mesmo tempo em que terão que continuar a marcar a presença num território tão vasto como é o território brasileiro - concluiu.
DIÁRIO DO VALE
TV RIOSUL