Páginas

Dilma recebe condecoração das Forças Armadas

Presidente exaltou atuação dos militares e evitou temas polêmicos, como Comissão da Verdade e arquivos da ditadura, durante discurso no Planalto

Dilma, Temer, e Nelson Jobim participam de cerimônia de apresentação dos novos oficiais-generais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta terça-feira no Palácio do Planalto o mais alto grau de condecoração entregue pelo Ministério da Defesa: a insígnia de grã-mestra da Ordem do Mérito da Defesa. O título é entregue automaticamente a todos os presidentes da República no momento da posse e também pode ser conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais e aos militares e civis estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil.
  
Dilma já havia recebido a ordem quando era ministra de Minas e Energia no governo anterior, mas foi condecorada novamente diante do novo cargo em que ocupa. A presidente é a primeira mulher brasileira a receber este mérito. No evento, Dilma também recebeu outras três medalhas: a Ordem do Mérito Militar, concedida pelo Exército Brasileiro; a Ordem do Mérito Naval, da Marinha; e a Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira.
Em seu discurso, a presidente rasgou seda aos militares e evitou temas polêmicos, como a criação da Comissão da Verdade, destinada a investigar crimes ocorridos durante a ditadura. Questionada pelos jornalistas sobre os arquivos militares do regime que não foram divulgados, a presidente se esquivou: “Parabéns para vocês”, disse em tom de ironia.
Dilma elogiou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e exaltou a atuação das Forças Armadas a todo o momento: “Com seu espírito cívico e sua excelente formação profissional os soldados brasileiros vêm atuando da forma mais dedica e eficiente para que o Brasil se transforme definitivamente em um país desenvolvido”.
A presidente disse que está aberta ao diálogo com os militares e que espera contar com eles para a erradicação da pobreza e para a segurança no oceano tendo em vista a exploração do pré-sal. “A defesa não pode ser considerada elemento menor da agenda nacional”, afirmou. Dilma também lembrou do trabalho dos militares na missão de paz no Haiti.
Na cerimônia no Salão Nobre do Planalto também houve apresentação dos novos oficiais-generais das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário