Páginas

Força de Pacificação do Exército fica na Penha e no Alemão até julho


Cabral e ministro assinam convênio prorrogando presença de militares

Taís Mendes


O governador Sergio Cabral e o ministro da Defesa, Celso Amorim, assinaram ontem um convênio que prorroga a atuação da Força de Pacificação nos complexos da Penha e do Alemão até julho de 2012. O encontro foi na base militar, na Avenida Itaoca, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, da chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, e do chefe do Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior.
O governador elogiou o trabalho dos militares e disse que a extensão do convênio permitirá a instalação da UPP da Mangueira.
- A extensão do convênio com o Exército significa que vamos poder instalar UPP da Mangueira ainda em novembro e vamos poder, ainda este ano, agir em outras comunidades, formar novos quadros e dar segmento a nossa política de paz, e só em julho assumir aqui os complexos da Penha e do Alemão - disse o governador.
Segundo o ministro Celso Amorin, o Exército tem aparecido com a maior popularidade nas pesquisas de opinião:
- Principalmente por causa de ações desse tipo como as do Alemão e da Penha. Quando dizem que o Exército não está preparado, eu digo que está. Não para ficar de forma permanente, mas pelo período necessário, oferecer o braço forte da segurança e da amizade, mostrando perspectivas boas da vida, não as ilusórias oferecidas pelo tráfico.
Ele afirmou que o governo federal estará sempre presente no Rio, mesmo após a saída das tropas do Alemão.
Na madrugada de ontem, na Rocinha, um soldado do Exército que participou da ocupação do Alemão e um outro homem foram presos com uma pistola e um revólver calibre 38.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário