Páginas

Com outro tipo de colete de proteção, risco de morte do jornalista seria menor

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Quando jornalistas brasileiros acompanham operações do Exército em áreas de risco no Haiti, recebem emprestado um colete resistente a balas e um capacete igual aos usados pelos soldados. Jornalistas cobrindo conflitos nas favelas do Rio deveriam ter o mesmo grau de proteção. Usar colete que resiste a tiros de pistolas e revólveres, mas não resiste a balas de fuzil, é quase o mesmo que não usar nada, já que fuzis são comuns entre traficantes.
Se, em vez de um colete nível IIIA, o cinegrafista da TV Bandeirantes estivesse usando um modelo de melhor proteção balística -III ou IV-, poderia ter sobrevivido ao tiro que o matou.
Esses níveis, em algarismos romanos, foram padronizados nos EUA e são utilizados internacionalmente. De modo geral, os níveis de proteção I, IIA, II e IIIA resistem a tiros de munição de calibres de armas curtas ou de mão; o III e o IV resistem a tiros de armas longas, fuzis militares de calibre 7,62 mm, como o FAL, que o Exército usa.
Os coletes de maior proteção têm placas de cerâmicas especiais que aumentam a proteção e o peso, algo como cinco vezes ou mais o de um colete para tiros de pistolas.
É incorreto dizer que um colete é "a prova de bala"; a proteção é apenas resistente a alguns tipos de projéteis. Uma arma pode disparar vários tipos de munição com distintos graus de penetração. O que vai definir a capacidade de penetração é o calibre da arma, seu tipo, o peso do projétil e do propelente, a composição metálica e até o formato da bala (as de fuzil são mais pontiagudas).
O colete IIIA usado pelo cinegrafista deve resistir ao impacto de uma munição de pistola calibre 9 mm. Um projétil "full metal jacket" (de chumbo encamisado com liga de 90% de cobre e 10% de zinco) desse calibre viaja 426 metros por segundo.
Em compensação, a munição comum do fuzil AR-15, usado pelos traficantes, viaja a 940 metros por segundo e seu impacto tem quase 3,5 vezes mais energia do que o de uma pistola 9 mm.

Um comentário: