Páginas

Comandos. Três instrutores punidos com pena de suspensão

Em Portugal





Dois dos instruendos que iniciaram o 127º curso de Comandos morreram em setembro passado 
Dois oficiais e um sargento foram punidos com pena de suspensão, na sequência da morte de dois instruendos em setembro. O Exército aplicou a pena de suspensão a três instrutores dos Comandos, na sequência da morte de dois instruendos no curso iniciado em setembro, soube o DN. Fonte oficial do Exército escusou-se a comentar o caso, argumentando que estão a decorrer os prazos de reclamação.
A pena de suspensão foi aplicada a dois oficiais e um sargento por violação do Regulamento de Disciplina Militar durante a recruta do 127º curso de Comandos, em que um dos instruendos morreu logo no primeiro dia e o segundo, internado na mesma altura, faleceu uma semana depois.
O curso iniciou-se sob temperaturas da ordem dos 40 graus e, segundo os relativos vindos posteriormente a público, os instrutores deram água e alimentos em quantidades inferiores às recomendadas.
A pouca água combinada com o calor elevado levou ainda uma dezena de instruendos a ser internados, alguns com sinais de falência hepática.
A par dos processos disciplinares, o Exército suspendeu temporariamente o 127º curso e anulou as edições seguintes até à implementação das medidas corretivas decorrentes da avaliação extraordinária ordenada pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte.
As mortes levaram também o Ministério Público a abrir processos criminais, o que levou à detenção temporária de vários instrutores para serem presentes a tribunal.
DN Portugal/ Noticiário Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário